José Severiano nasceu em 1949, na cidade de Belém do Pará, Brasil. Mudou-se para o Rio de Janeiro no seu primeiro ano de vida. Desde que se lembra, tem fascínio pela arte, o que o levava a visitar sozinho os museus da cidade ainda na adolescência.
Escolheu a arquitetura motivado pela vocação artística e o desejo de unir arte visual e criação de ambientes.
Em 1972, formou-se pela Faculdade Nacional de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Desde o período universitário, destacou-se executando trabalhos artísticos, tanto como desenhista de perspectivas elaboradas quanto de plantas humanizadas. Teve ativa participação em projetos de arquitetura para feiras internacionais em que o Brasil participou pelo Ministério das Relações Exteriores nas cidades de Bagdá, Beirute, Anuga, Okinawa, Lisboa, Santarém e outras.
Participou da primeira Exposição de Arquitetos Pintores no IAB-RJ em 1991, realizando nesse mesmo ano exposição individual de seus quadros no Rio de Janeiro.
"Sempre considerei a arquitetura e a pintura complementares, uma emprestando conhecimento à outra." Desde 2018 concentra suas atividades na pintura em seu atelier em Cascais, Portugal, e tem obras espalhadas em vários países.