O artista plástico Kenji Fukuda, nasceu em Indiana (SP). Fukuda não ingressou na profissão por acaso, pois o mesmo afirma, ter herdado o dom pela genética, pois seu pai também foi um artista plástico, chamado Tamotsu Fukuda.
Fukuda começou a pintar aos 12 anos por influência de seu pai.
A identificação de Kenji Fukuda com a pintura abstrata, foi seguida por ele a partir dos 35 anos, veio no como o amadurecimento cronológico, mas principalmente profissional. Antes de partir para o abstrato, Fukuda passou por uma longa fase figurativa, retratando, especialmente paisagens, natureza morta e marinha.
A sensibilidade nipônica está presente em todos os quadros do artista, apesar de não haver uma explicação fundamentada para isto. Fukuda conquistou o reconhecimento do público e da crítica do Brasil e do mundo.
O talento de Kenji Fukuda para a escultura é igualmente proporcional ao dom do artista para a pintura. E foi justamente no campo da escultura que seu nome foi imortalizado no Brasil, em 2007. Fukuda foi o responsável pela criação do monumento comemorativo aos Jogos Pan-Americanos, do Rio de Janeiro. A obra está localizada na Avenida Abelardo Bueno, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, tem 15 metros de altura e pesa cinco toneladas. Ela foi produzida durante cinco meses em Curitiba, onde o artista tem um atelier.
Para Fukuda, o convite para a realização desta obra representou o reconhecimento pleno de seu trabalho como artista plástico brasileiro. Ser convidado para confeccionar a escultura comemorativa de um evento que ficou marcado na história do Brasil, o maior presente que um artista pode receber e eu me sinto muito honrado e orgulhoso por isso, conclui.